Lucas Vergilio apresentar emendas ao PPA para melhorar a educação do país

O deputado Lucas Vergílio (Solidariedade-GO) apresentou emendas ao projeto do Plano Plurianual (PPA) de 2016/2019, encaminhado pelo Governo Federal. As emendas do parlamentar contemplam metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014/2024, visando aumentar o número de pessoas alfabetizadas no país e estabelecer um plano de carreira para os profissionais da educação.

“Como jovem parlamentar, preocupo-me com a qualidade da Educação no país. Apresentei emendas ao PPA para as áreas mais críticas e de maior carência da Educação, como alfabetização infantil, alfabetização de jovens e adultos, criação de bibliotecas e de planos de carreira dos profissionais da educação pública”, explicou Vergilio.

Uma das emendas apresentadas pelo deputado visa promover a alfabetização, até 2019, de 90% das crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

“A educação pública precisa ser prioridade no nosso país. A leitura é indispensável para o aprendizado de todo ser humano”, afirma Lucas.

O parlamentar também destina recursos para a implantação de 70 mil novas bibliotecas nas escolas públicas em todo o território nacional, até 2019.

Plano de carreira

Outra emenda pretende promover ações para assegurar, até 2016, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da educação pública.
“A educação é uma das prioridades do meu mandato, por isso, uma das emendas apresentadas por mim visa valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar o rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente até 2019”, explica.

O PPA

O Plano é um conjunto de metas do Poder Executivo que deve passar pela aprovação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e do Congresso Nacional, para, em seguida, ser sancionada pela Presidência da República.