Prefeitos conhecem programas para setor agrário

Prefeitos conhecem programas para setor agrário

O deputado Federal Lucas Vergilio (Solidariedade-GO) liderou hoje (24/10) comitiva de dez prefeitos goianos em encontro com o secretário Nacional do Desenvolvimento Agrário (antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA), José Ricardo, em Brasília. Eles conheceram os diversos programas do ministério para o setor do desenvolvimento agrário que podem ser implementados nos municípios. O delegado do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Sílvio Souza, também participou da reunião.

Entre os programas destacados pelo secretário José Ricardo está o Pronaf, destinado ao financiamento da agricultura familiar. Ele acrescentou que existem outras linhas de créditos que podem ser obtidas pelos agricultores por meio de convênios firmados pelos municípios ou entidades organizadas do setor com o MDA para este fim. Os recursos podem ser usados na compra de insumos, na aquisição de terras e em investimentos em infraestrutura. José Ricardo explicou que o ministério garante ainda a assistência técnica para os produtores que aderirem aos programas por um período de até três anos.

Outros programas apresentados aos prefeitos permite a aquisição das chamadas patrulhas rurais (aquisição de maquinário) e equipamentos para montagem de feiras cobertas nas cidades. Mesmo não tendo atualmente estrutura de ministério, José Ricardo ressalta que a pasta do desenvolvimento agrário conta do orçamento próprio e suficiente para implantar muitas políticas públicas relevantes para o setor.

Lucas destacou a importância da pasta do Desenvolvimento Agrário, hoje comandada pelo Solidariedade, para os municípios. “São programas importantes e que vão contribuir para que os prefeitos eleitos possam resgatar os compromissos assumidos durante a campanha”, disse. O deputado acrescentou que não medirá esforços para levar o maior número possível de prefeitos ao ministério para conhecer os programas, independentemente da cor partidária.